Eu zoropo, tu zoropas, ele zoropa, nós zoropamos. É, somos duas loucas que resolveram viajar pra Europa nessas férias de dezembro e, com algum dinheiro guardado e muita disposição, conseguimos. Agora vai ser tipo Thelma e Louise. Ou tipo Sal Paradise e Dean Moriarty, como queiram. A Europa - ou Zoropa - nos espera!


As loucas

Mariana
Quase publicitária, a Mariana adora escrever e ler escritores que não existem mais. Ela também gosta de meter o bedelho em música, cinema, moda, artes, design e qualquer outra coisa criativóide, mesmo que não saiba fazer nada disso. Na verdade, o que ela mais quer, desde criança, é zoropar, desfilando todo seu glamour e katyguria tupiniquim na Zoropa e morrendo de rir de quem vai agüentar o calor carioca!


Priscila
Quase jornalista, a Priscila adora macaquear tudo que a Mariana escreve. E também adora falar na terceira pessoa. Macacos e tupiniquins que falam na terceira pessoa são símbolos do Brasil que mim admira bastante! Quer chegar na Zoropa rápido e esbornear como nunca. Quer viver experiências interessantes. Quer fingir que já é adulta. Agora é sua vez de ser gringa!


Fotos zoropéias

Fotos da Mariana
Fotos da Priscila


Zoropadas recentes

Avisos fotográficos!
TPZ - Tensão pré-Zoropa
Só no sapatinho
Primeira parada: Lisboa
Brazilian girls*
Em 48 horas: Zoropa!
Sobre o calor carioca


Zoropamos!

dezembro 2007
janeiro 2008
maio 2008
junho 2008


Layout by Mariana

16.12.07


Brazilian girls*

(*Todo post com asterisco no título tem uma versão em inglês logo abaixo. *All posts with a star in their title have an English version below.)

Se tem uma coisa que me deixa de cabelo em pé (o que não é muito difícil, considerando o picumã rebelde desta que vos escreve) é a imagem, completamente distorcida e estereotipada, que o senso comum estrangeiro tem das mulheres brasileiras.

Ora, somos lindas, vaidosas, atraentes e sensuais; e algumas de nós têm um magnetismo todo próprio. Mas ser interessante, sexy e decidida não é sinônimo de ser oferecida, fácil; ou, como preferem chamar, piranha, puta.

Tá certo (não, não tá certo) que é assim que nós brasileiras somos vistas lá fora. A justificativa - como se houvesse alguma - é sempre a mesma ladainha de "90% das prostitutas da Europa são brasileiras, brasileira não pode ver gringo, brasileira se veste com roupas muito justas, brasileira vive de biquini, etc etc". Eu, uma simples estudante que, apesar de ter seu encanto, não é nada desse trinômio prostituta-roupas sumárias-mulher fácil, fico um tanto ofendida ao ouvir essas coisas e imagino que muitas compatriotas também fiquem.

Vamos deixar uma coisa muito clara aqui, clara como um céu de verão carioca: piranha e puta pra mim são palavras que têm dois significados. O primeiro é o literal, do dicionário, aquele de mulher que vende o corpo a quem estiver disposto a pagar. O segundo é o de mulher sem critério, que vai com qualquer um que chegar. É totalmente diferente da mulher que não perde tempo com joguinhos e cede "rapidamente" (o tempo correspondente à sua vontade e ao seu desejo) às investidas do homem que a interessa, erroneamente taxada de mulher fácil. Não é só porque aqui no Brasil existe o hábito de ficar (coisa muito difícil na Europa e em outros lugares, segundo me disseram) que somos necessariamente mulheres que ficam com qualquer um. Acontece de ficarmos rapidamente com um rapaz que nos atraiu, sim... Mas, novamente, não é porque sejamos fáceis ou "sem valor", apenas não temos paciência pra cu docices.

Por tudo isso, tá na hora de cair o estereótipo da brasileira-bunda, néam? Não vamos ficar contigo só porque você fala inglês, francês, italiano, chinês ou sânscrito. Definitivamente não.


In English

We are not bitches, owkai?

Marcadores: , , , ,

por Mariana ! 08:05 ! 5 comentários zoropeus

5 Comentários:

eu destesto estereotipo, pq a gente acaba pagando pelas erradas... eu nao tinha nocao de como isso era ateh chegar aqui e realmente perceber como essas au pairs brasileiras se comportam. Da ateh vergonha de dizer o que eu sou, conclusao: eu sou a au pair mais anti-au pair por aqui...

mas, como disse, a gente acaba pagando pela maioria, pq o ser humano (o cerumano...) tem essa mania feia de querer botar td numa mesma panela.

sad...

Por Blogger Weber em 17/12/2007, 10:29  

Bom como sempre. Eu admiro os textos da mariana pq ela nunca perde aquela autenticidade; aquilo que inspira outros a escreverem tão bem quanto.

Enfim, é isso querida. Nunca perca a irreverência e o humor.

Por Anonymous Anônimo em 17/12/2007, 13:39  

o esteriotipo me incomoda sim. principalmente porque, devido à facilidade de "ficar", é logo concluído que não podemos nos apaixonar.
mas, honestamente, se só quero pegar o rapazote, seja ele gringo ou tupiniquim, pouco me importa o esteriótipo.

Por Blogger Lu. em 19/12/2007, 11:58  

é. E os homens ou são bichas ou cafetões...

Bom... Pra quem acha que estamos caçando leões na savana amazônica, é esperar demais que tenham noção da realidade...

:P

Mari, ó o meu souvenir, hein? Tô deixando comentário! ^^

Boa zoropada procê! Quero ver as fotos depois. Se pá, zoropo denovo ano que vem. See ya, devotchka!

Por Blogger Renato Guilarducci em 19/12/2007, 18:05  

... AMAY a versão em inglês. XD
(Não que eu não tenha gostado da em português, mas a versão gringa deu uma bela amarrada na história. XD)

Por Blogger Aline Brandão em 04/01/2008, 19:39  

Deixe um comentário